Blog

Novo blog!

23/05/2011 23:16

Queridos professores, o informe a seguir é muito importante:

Mudamos o servidor do nosso blog para o site blogspot, devido a maior facilidade de postagem, customização, visualização, suporte, opções e porque essa coisa aqui é difícil demais de usar para quem vos escreve (senhorita Lânia aqui, oi!).

Enfim, o nosso novo blog tá bem mais bonitinho e organizadinho, todo azul, cheio de nuvenzinhas e aviõezinhos de papel que todo professor ama ver decolando pela sala de aula! Haha!

O novo link é:

https://onematopeias.blogspot.com/

- Oxe! Onematopéias? com um "e" ao invés de "o"?
- AHAM! Não é genial?
- Mas eu não entendi. E agora, José?
- Então senta aí na sua carteira que eu explico, presta atenção que vai cair na prova! ...Tudo começou a muito tempo atrás quando onomatopéias não eram escrevíveis, logo criou-se a sigla O.N.E. que obviamente significa "onomatopéias não-escrevíveis", repita comigo.
- "Onomatopéias não-escrevíveis", tá... E aí?
- E aí que eu troquei o "ono" de onomatopéias por "O.N.E.", não é genial?!
- AHHH, AGORA TUDO FAZ SENTIDO! VOU TIRAR UM DEZ NA PROVA INTEGRADA!

 

Então é isso aí, entra lá!

Novidade da semana

27/04/2011 20:58

 OTELO

     Essa semana, eu li um livro realmente interessante: Otelo, o mouro de Veneza, do renomado autor William Shakespeare. Adorei. Já havia lido outros livros do mesmo, como Romeu e Julieta, mas esse, por enquanto, foi o meu preferido!

    O livro conta a história dos recém-casados Otelo e Desdêmona. O primeiro, um general influente, rico, idade mediana e negro. A segunda é uma moça jovem(bem mais jovem que seu marido), bonita e totalmente fiel. Apesar de um começo de vida a dois turbulento (Iniciado com um protesto do pai da noiva contra o noivo, acusando-o de bruxarias e encantos, e um chamado de guerra nos primeiros dias, obrigando-os a viajar até Chipre), ambos se declaram totalmente apaixonados um pelo outro. Otelo cuidava dos negócios de estado, enquanto Desdêmona tinha a constante compania de Emília, uma jovem senhora, casada com Iago. Ao passar de alguns dias, para conseguir o posto de Otelo, Iago envenena a mente de seu senhor com mentiras sujas de traição, insinuando a deslealdade de Desdêmona, deixando o mouro cheio de ciúmes... O final da história não contarei. Deixo para quem se interessar em ler o livro...

    O que eu mais gostei em toda a história, além de ser recheada de conflitos e reviravoltas, foi a maneira com que ela se encaixa com nossa realidade hoje em dia, sendo, apesar de antigo (tendo mais de 300 anos), atual, tratando, principalmente, do preconceito racial. Se formos pensar bem, apesar de todos dizerem que não possuem tal preconceito, ele ainda existe: As vezes por causa de olhares dos que estão do lado de fora, fazendo alguns comentários maldosos, como os que eram feitos por alguns rapazes e até pelo sogro de Otelo. Outro tema: o amor. Dizemos que o amor supera todos os limites e barreiras, mas o amor de Desdêmona e Otelo foi bruscamente interrompido por causa de um comentário mal intencionado feito por um homem. O marido fica loucamente enciumado, não confiando nenhum segundo em sua esposa. As vezes, dizemos que amamos as pessoas. Mas quantas vezes, REALMENTE, confiamos em sua palavra, principalmente quando um ciúme tolo vem a tona?

     Apesar de estar um pouco distante, tanto pela nacionalidade de cada texto, quanto o final, outra coisa quem me chamou atenção, foi uma semelhança com um livro meu recém lido: Dom Casmurro. O ciúme de ambos os homens por suas mulheres, os levam a causas extremas, sem sentindo ou sem pensar. Ambos eram tão apaixonados por suas esposas, Otelo por sua doce Desdêmona, e Bentinho por Capitu, a bela dama dos famosos "olhos de ressaca", idolatravam tanto essas célebres personagens, que chegaram a atitudes radicais e violentas. 

     Bom, essa foi a minha novidade da semana. Espero que gostem e leiam os livros, pois são altamente recomendáveis, tendo capítulos cativante e muito bem escritos!  Ana Beatriz Neri

P.S: Desculpem a falta de imagens no blog, mas, como uma vez eu já ouvi um negócio sobre direitos autorais e tals, achei melhor não arriscar... :D

Preconceito Linguistico

27/04/2011 20:38

            Preconceito Linguistico

       Preconceito é uma ideia pré-concebida de tudo aquilo que foge dos padrões normais da sociedade, e geralmente manifesta-se por meio de uma atitude descriminatória contra um indivíduo.

       Essa alienação não esta relacionada apenas a etnia, opção sexual ou condição social de alguém, mas também se estende a outras áreas, como o próprio idioma, que sofre algumas alterações de acordo com a região, tais como sotaque e algumas gírias próprias para cada lugar.

      O preconceito lingüístico pode ser presenciado em diversos meios sociais e, dentre os principais fatores que favorecem tal pratica, podemos citar as fortes correntes de emigração: pessoas em busca de novas oportunidades saem de sua cidade natal e vão para outros lugares que ofereçam melhor qualidade de vida.

      A pessoa que sofre esse tipo de preconceito não tem voz em meio a uma maioria dominante. A vítima muitas vezes é condenada a não se expressar, pois será desprezada.

      Na escola, a pratica do preconceito linguístico pode chegar a outro nível e tornar-se ‘bullying’. Tudo se inicia quando um indivíduo começa a ameaçar o bem estar da vítima, seja gozando, falando mal ou fazendo brincadeiras de mau gosto.

     Os danos causados a alguém devido ao preconceito não param por aí. Muitas vezes isso pode arruinar a vida da pessoa e deixar marcas permanentes, alterando o perfil psicoemocional do indivíduo.

    O preconceito, não só lingüístico como todos os outros, é um mal que afeta a convivência harmoniosa em sociedade e ocorre, muitas vezes, entre pessoas que compartilham a mesma cultura. Todos devem combater tal atitude e colaborar para que até as minorias possam viver pacificamente em meio a uma nação.

Trabalho sobre gêneros

22/04/2011 11:44

Pesquisa de Campo sobre Gêneros no mundo atual

 A sociedade brasileira vem mudando quanto à questão dos papéis do homem e da mulher na nossa sociedade. Segundo o primeiro gráfico, apesar de alguns cargos ainda serem "femininos demais" e serem relacionados somente às mulheres, como diarista e chef de cozinha, as mulheres vem abrindo espaço, como por exemplo no mundo do esporte, antes negado à elas. 43% ainda pensam que o cargo de cozinheira é o ideal para o sexo feminino. 36% tem a idéia de que o emprego de diarista é somente para as mulheres e 21% possuem o pensamento de que as mulheres podem ser esportistas.

Os homens ainda tem certas profissões rotuladas para eles. 46% dos entrevistados disseram que "pedreiro" É a profissão mais adequada aos homens, sendo seguido de perto do emprego de piloto, com 28%. Na questão Esportes, os homens estão praticamente empatados com as mulheres, tendo 23% da opinião das pessoas, e o cargo de conzinheiro/chef de cozinha fica em último lugar, com apenas 4%. Apesar da diminuição dessa "rotulação" entre cargos de mulher e de homen, a questão "campo de trabalho" ainda tem empregos especificamente femininos(como diarista, cozinheira) e especificamente masculinos(como pedreiro e piloto) segundo o pensamento atual em nossa sociedade.

Apesar desse padrão entre profissões para tal gênero, o ponto "Qualidade de trabalho do homem e da mulher" vem mudando bastante. Antigamente, as mulheres, além de terem poucos direitos, eram consideradas totalmente inferiores. Hoje em dia, a maioria das pessoas acham que as mulheres tem uma qualidade de trabalho igual(86%) a dos homens, sendo, em determinadas funções até superiores(7% dos votos). Somente 7% tem a idéia de que as mulheres ainda são inferiores aos homens.

 79% dos alunos questionados tem a idéia de que os homens ainda tem prioridade no mundo atual em vários aspectos. 21% discordam dessa opinião, tendo a idéia de que homens e mulheres possuem direitos iguais, sem diferença entre gêneros, não importando a área em questão.

O Gênero ainda infulencia na questão escolha no mundo atual. Ser homem ou mulher, segundo 72% dos entrevistados dizem que ainda faz diferença, na hora de escolher o seu profissional. Somente 28% pensam que as mulheres e os homens tem a mesma importância em qualquer cargo em questão. Alguns empregos que exigem mais força de trabalho, como pedreiro, etc, tem preferência por homens, enquanto os mais delicados tem preferência por mulheres.

Apesar de toda a luta por direitos iguais entre homens e mulheres as mulheres ainda tiram proveito de certas vantagens. Ao longo do tempo, elas conquistaram benefícios como cotas em partidos políticos, leis de proteção e até pensão depois de separar-se dos maridos. 72% pensam que as mulheres tiram proveito desses beneficios extras, e 28% pensam que não.

      A conslusão geral é que: apesar de terem conseguido mais direitos, lutado, etc, a sociedade hoje em dia ainda possui um preconceito remanescente na questão entre homens e mulheres no campo de trabalho e outros assuntos, mostrando que ainda temos que mudar nosso pensamento.

"depois daquela viagem"

15/04/2011 23:24


https://www.google.com.br/imgres?imgurl=https://portalteses.icict.fiocruz.br/img/thesis/fiocruz/1998/velascovipm/image13.jpg&imgrefurl=https://portalteses.icict.fiocruz.br/transf.php%3Fscript%3Dthes_chap%26id%3D00007305%26lng%3Dpt%26nrm%3Diso&usg=__xs2mX1bdJRJU04WCzYO_KNvpC8U=&h=333&w=523&sz=35&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=0UzrerQKVrvZhM:&tbnh=124&tbnw=195&ei=-vqoTcSiDavYiALkueWXDw&prev=/images%3Fq%3Dgrafico%2Bde%2Bmulheres%2Bgravidas%2Bna%2Badolescencia%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26rlz%3D1C1AVSA_enBR423BR423%26biw%3D1680%26bih%3D941%26tbm%3Disch&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=494&oei=-vqoTcSiDavYiALkueWXDw&page=1&ndsp=37&ved=1t:429,r:10,s:0&tx=122&ty=100

 

Desculpa ter ficado esse tempo todo sem postar, mas aqui vai mais um:

Na escola tivemos que ler um livro chamado “Depois Daquela Viagem” é muito interessante, fala sobre muitos problemas que a sociedade enfrentava na época e por incrível que pareça ainda sofre.

No livro a personagem contrai a doença da AIDS exatamente por “transar sem camisinha” quando tinha 15 anos com um cara de 25.

A realidade não mudou muitos, as garotas ainda buscam garotos mais velhos e isso não é difícil de entender, já foi provado que as mulheres amadurecem mais rápido que os homens, graças às brincadeiras de crianças, os interesses atuais, etc.

Mas não estou aqui para falar de gênero, embora isso tenha tudo a ver com o nosso assunto que é o sexo na adolescência. O gráfico acima nos mostra que o numero de adolescentes que tem filhos é muito alto. A sociedade atual não espera que as mulheres tenham filhos e cuidem da casa, mas sim que tenham sucesso profissional, e um filho na adolescência atrapalharia os estudos e mudaria todo futuro que você planejou (se você for dessas pessoas que gosta de planejar o futuro).

Não é só o problema dos filhos que transar em camisinha pode acarretar, a contaminação de doenças sexualmente transmissíveis também é algo muito grave e que se possível deve ser evitado.

Então ai vai um conselho de amiga, se transar, use camisinha e se não tiver usado, faça o exame de sangue, nunca é demais ter precaução...

Bjkass e até a próxima

Narrative Text

12/04/2011 20:23

 Cinderella

             Once upon a time, there was a young girl named Cinderella. She lived with her step mother and two step sisters.
             The step mother and sisters were conceited and bad tempered. They treated Cinderella very badly. Her step mother made Cinderella do the hardest works in the house; such as scrubbing the floor, cleaning the pot and pan and preparing the food for the family. The two step sisters, on the other hand, did not work about the house. Their mother gave them many handsome dresses to wear.
             One day, the two step sister received an invitation to the ball that the king’s son was going to give at the palace. They were excited about this and spent so much time choosing the dresses they would wear. At last, the day of the ball came, and away went the sisters to it. Cinderella could not help crying after they had left.
            “Why are crying, Cinderella?” a voice asked. She looked up and saw her fairy godmother standing beside her, “because I want so much to go to the ball” said Cinderella. “Well” said the godmother,”you’ve been such a cheerful, hardworking, uncomplaining girl that I am going to see that you do go to the ball”.
Magically, the fairy godmother changed a pumpkin into a fine coach and mice into a coachman and two footmen. Her godmother tapped Cinderella’s raged dress with her wand, and it became a beautiful ball gown. Then she gave her a pair of pretty glass slippers. “Now, Cinderella”, she said; “You must leave before midnight”. Then away she drove in her beautiful coach.
           Cinderella was having a wonderfully good time. She danced again and again with the king’s son. Suddenly the clock began to strike twelve, she ran toward the door as quickly as she could. In her hurry, one of her glass slipper was left behind.
A few days later, the king’ son proclaimed that he would marry the girl whose feet fitted the glass slipper. Her step sisters tried on the slipper but it was too small for them, no matter how hard they squeezed their toes into it. In the end, the king’s page let Cinderella try on the slipper. She stuck out her foot and the page slipped the slipper on. It fitted perfectly.
          Finally, she was driven to the palace. The king’s son was overjoyed to see her again. They were married and live happily ever after.

https://understandingtext.blogspot.com/2008/09/cinderalla-story-clearest-example-of.html

Dissertative text

12/04/2011 20:19

 Problems of Man in the world

         Coming to the third millennium, the man still did not solve the serious problems that concern everyone, because there are people immersed in utter misery, peace is often disrupted by international conflicts and, furthermore, the environment is seriously threatened by ecological imbalance.

Although the planet possessed of untold wealth - these, poorly distributed, either between states or between individuals - find legions of hungry people at specific points on Earth. In Third World countries, especially in certain regions of Africa, people see with regret the failure of human solidarity and cooperation among nations.
       Moreover, in recent decades people have seen with some concern to the international conflicts that follow. Many of them bring in memory the sad memory of the wars in Vietnam and Korea, which caused great destruction. These days, it has been witnessed conflicts in former Yugoslavia, some members of the Commonwealth of Independent States, not to mention the Gulf War, which caused much concern.
       Another ongoing concern is the ecological imbalance, caused by excessive ambition of some that promote deforestation cluttered and polluted river water. Such attitudes contribute to the environment due to constant abuse, it will eventually become uninhabitable place.
       Given the above facts, it has been led to believe that the man is very far from solving the serious problems facing directly a large portion of humanity and indirectly to any person aware and supportive It's all wish that something be done to contain these forces threatening to withstand adversity and to build a world that, to be fair and peaceful, it will be more easily inhabited by future generations.
 
Source: https://www.algosobre.com.br/redacao/texto-dissertativo-
argumentativo.html
Translated by the group.
  

Descriptive Text

12/04/2011 20:07

  Translation of an extract from the book "Interview with the vampire"

            The vampire was incredibly white and smooth, like it has been carved in decorated bone. Its face looked as lifeless as a statue, except for its green vivid eyes that examined the lad carefully, like two green flames getting out from a skull.

            The guy's eyes observed the black tuxedo that the creature was wearing, which had a good cut, combining with the black silk scarf and the brightness of the white collar, as white as the vampire's skin. Its full dark hair was carefully combed, hiding the top of its ears and not touching the edge of the white collar with its curls. Suddenly, the vampire's pink full lips moved, turning into a sarcastic smile...

Homem pobre se mata e deixa família desamparada

02/04/2011 10:36

                        Nosso professor pediu que nós, Lânia, Ana Beatriz Neri, Luiza Hansen, Luisa Palet e a nossa turma no colégio criássemos uma notícia de jornal a partir do texto "Poema Tirado de uma Notícia de Jornal" de Manuel Bandeira, onde teríamos de usar as informações principais como o nome do personagem (João Gostoso), os locais (Rio de Janeiro, lagoa Rodrigo de Freitas, o Bar Vinte de Novembro) e criar o nosso texto. 

 

 

                        O carregador de feira livre, João Gostoso, pai de duas crianças e marido dedicado, cometeu suicídio na última terça, dia 15 de fevereiro, no Rio de Janeiro. Ele se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas, estando aparentemente bêbado, após uma grave discussão com sua mulher.

                       João Gostoso morava no Morro da Babilônia, em um barracão sem número. João trabalhava em uma feira, próxima do local onde residia. Seu emprego sustentava sua pequena família, composta por Dona Maria de Cássia, sua esposa, Neto e Joaquim, seus dois filhos, o primeiro com sete anos e o outro com quase quatro. A convivência da família era tranquila, até que uma noite, João Gostoso e sua mulher tiveram uma terrível briga, por motivos desconhecidos. O marido, cheio de raiva, para se vingar de Dona Maria, foi para o bar Vinte de Novembro, para gastar todo o dinheiro que havia recebido naquele dia. Testemunhas lá presentes relataram que João bebeu como se não houvesse amanhã. Ficou rapidamente alterado graças ao álcool, cantando, dançando, se assemelhando a um louco. Tão bêbado estava que, sem noção nenhuma de suas ações, foi até a lagoa perto do bar, a lagoa Rodrigo de Freitas e se atirou lá. Por não haver ninguém perto do local e também por não saber nadar, morreu afogado em questão de instantes. Quando localizaram João, já era tarde demais.

                        A família do carregador está desolada, mas o dono do bar Vinte de Novembro, Seu Judas, prometeu arranjar emprego para a recente viúva, para poderem viver com uma renda aceitável, e para tentar consolá-los pela perda.

Amor

25/03/2011 22:51

Amor. Muitas pessoas se perguntam o que é o amor, essa palavra pode ter vários significados, mas nenhum definitivo, vários textos, filmes e teatro já tentaram interpretar esse sentimento forte que nós humanos estamos submetidos. A peça mais famosa que trata do amor seria Romeu e Julieta que se matam para poderem ficar juntos, já que um mundo sem o outro não faria sentido.

Varias pessoas buscam esse tipo de amor, o que é para toda vida, que vence até a morte, mas são poucos os que encontram, principalmente nos dias de hoje em que o amor se tornou algo banal já que o beijo, sagrado e puro nos anos passados, esta sendo “distribuído” em festas e shows.

Alguns ficam com sete, oito ou nove pessoas numa mesma festa, não estou falando só de meninos, meninas também fazem isso e acredito que essa situação não seja a mais adequada já que sempre falamos em amor eterno, mas como vamos achar esse amor se ficamos com vários em uma noite?

Até o compromisso, o namoro, foi modificado. Nos dias atuais, o namoro é substituído pelo “ficar” que significa beijar alguém, só que poder beijar outros sem nenhuma consequência. E muitos ainda falam em traição, as pessoas estão confusas, não querem ser traídas, mas ao mesmo tempo querem beijar e virar o pegador.

 

As pessoas dizem que para mudar o mundo é necessário amor, mas não sei se quero esse tipo de amor para mudar o mundo...

Enquete

O que voce achou do livro: "Depois daquela viagem"?

ótimo (4)
20%

bom (5)
25%

razoável (3)
15%

ruim (3)
15%

péssimo (2)
10%

não li... (3)
15%

Total de votos: 20

sexo na adolescencia

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário